CARTÃO COMBUSTÍVELSimplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
CARTÃO COMBUSTÍVEL
Simplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
Aproveite inúmeras vantagens
Uma única fatura com detalhes das transações
Soluções de gestão da frota
Sem avanços de tesouraria
Acompanhamento em tempo real pelo portal
Válido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil
 Aproveite inúmeras vantagens Uma única fatura  com detalhes das transaçõesSoluções de gestão da frotaSem avanços de tesourariaAcompanhamento em tempo real pelo portalVálido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil

Cartões de combustível: as vantagens para as empresas

Tempo de leitura: 6 min

Abastecer seu veículo a qualquer momento sem reembolsos ou avanços de viagens. Esta é a principal vantagem do cartão combustível, mas não a única. As vantagens dos cartões de combustível corporativos são inúmeras, pela praticidade do serviço, assim como pela redução de custos diretos e indiretos. Sobretudo, a lista de serviços adicionais cobertos pelos cartões de combustível corporativos não para de crescer, o que simplifica o cotidiano do colaborador itinerante e do serviço de contabilidade da empresa.
Atualmente, quais são os serviços inclusos no cartão combustível? Quais são as vantagens dos cartões de combustível corporativos do ponto de vista administrativo e de gestão das despesas com combustível da empresa? Quais são as vantagens econômicas diretas e indiretas?

Os serviços inclusos no cartão combustível que fazem toda a diferença

O principal argumento comercial dos cartões de combustível, é a grande lista de serviços adicionais propostos e que não para de crescer. Serviços estes que podem estar disponíveis nos postos de abastecimento conveniados, mas também em diversos outros parceiros.

Uma grande rede de postos conveniados para nunca ficar na reserva

Um dos critérios de desempate entre os diversos cartões de combustível é o número de postos de abastecimento que aceitam determinado cartão combustível.
É realmente muito desagradável ter um cartão combustível para abastecer e não poder utilizá-lo pois o único posto disponível no trajeto não aceita o cartão!

Atualmente, poucos cartões possuem menos de mil postos conveniados.

Encher o tanque e muito mais

Além do combustível, outros serviços são propostos em um posto de abastecimento. E praticamente todos os serviços podem ser pagos com o cartão.
Ou seja, além do combustível, com o cartão é possível efetuar:

  • A limpeza do veículo;
  • Os serviços de manutenção (troca de óleo, controles, troca de filtro etc);
  • A compra de produtos disponíveis nas lojas de conveniência.

 

Um cartão que permite pagar todas as despesas de deslocamentos

Além das despesas nos postos de combustíveis, é possível pagar outros tipos de serviços com o cartão combustível. Pois a outra vantagem dos cartões de combustível corporativos é que eles foram feitos para cobrir todas as despesas relacionadas aos deslocamentos profissionais.
Praticamente todos os cartões disponíveis possuem também o serviço de pagamento de pedágios e de tag de pedágio!
Da mesma forma que praticamente todas as bandeiras de cartões possuem parcerias com estacionamentos privados, para efetuar o pagamento com o cartão.
Por fim, alguns cartões permitem também a verificação e o pagamentos de taxas e multas do veículo durante o deslocamento profissional.

As vantagens dos cartões de combustível do ponto de vista administrativo e de gestão das despesas

Dentre as vantagens dos cartões de combustível corporativos, destacamos principalmente o conforto e simplicidade da gestão administrativa que eles oferecem para esta categoria de despesas da empresa. A gestão é simplificada graças ao pagamento seguro e a possibilidade de supervisão de toda a frota de empresa através de ferramentas online.

Gestão simplificada do combustível e despesas conexas

A gestão das despesas com a frota pode ser extremamente laboriosa do ponto de vista administrativo e contábil, principalmente se a frota for consequente e o número de condutores for grande.
No sistema clássico, é necessário que a cada despesa com combustível, seja emitida uma nota fiscal, e a mesma deve ser sistematicamente enviada através de prestação de contas para o serviço contábil. Além disso, as notas devem ser conservadas sem limite de duração para a empresa para efeito de controle fiscal.
Reunir e analisar todas as notinhas para integrá-las na contabilidade da empresa é uma tarefa extremamente fastidiosa e que ocupa muito tempo das equipes.
Com uma fatura unificada por mês que recapitula todas as transações de todos os cartões da empresa e com o detalhe de todas as operação a serem lançadas no sistema contábil, os cartões de combustível corporativos simplificam consideravelmente a gestão administrativa e contábil.

Pagamentos seguros, despesas controladas

Outra vantagem é o fato do cartão ser um título de pagamento totalmente seguro, geralmente reservado para um veículo ou portador e com um senha. Toda transação deve ser feita com senha e com o número do veículo. A possibilidade de despesas fraudulentas pelos colaboradores é praticamente impossível.
Principalmente sabendo-se que os parâmetros de utilização dos cartões podem ser definidos diretamente pelo gestor da frota para controlar com mais precisão todas as transações.
Portanto, é possível restringir o uso do cartão a qualquer período, como por exemplo:

  • A dias específicos de uso na semana;
  • A horários específicos do dia;
  • A uma quantidade determinada de transações por dia;
  • A um determinado tipo de combustível;
  • A um determinado tipo de serviço (apenas combustível, exclusão de pedágios, manutenção, lavagem, compras em lojas de conveniência);
  • A uma determinada zona geográfica.


Além disso os cartões possuem seguros contra perda e roubo. Em caso de problemas ou inconsistências, um alerta é imediatamente enviado por e-mail e é possível cancelar o cartão, que poderá ser substituído por um novo em um dia útil após a declaração de perda ou roubo.

Um método de supervisão em tempo real da frota da empresa

Ao contratar os serviços dos cartões de combustível corporativos, é permitido o acesso a uma plataforma de supervisão da frota online, em tempo real. O que pode ser extremamente útil caso a empresa precise gerenciar uma frota de veículos locação de longa duração.
Todo veículo e colaborador autorizado, fazem parte do repertório da plataforma, com as respectivas autorizações e quilometragens associadas. É possível atrelar contratos de locação aos veículos em aluguel de longa duração, atribuir veículos a determinados colaboradores autorizados, atribuir cartões a determinados veículos etc.
E além das despesas com combustível, outras despesas também são abrangidas: toda despesa ou fatura de serviços adicionais de parceiros relativa à gestão da frota pode ser integrada na plataforma para ter uma visão global completa dos custos ligados a cada veículo.
E graças aos serviços conectados, é possível ter todas as informações relativas à evolução da quilometragem, do consumo de cada veículo da frota e dos hábitos de direção dos condutores de cada veículo!

As vantagens econômicas dos cartões de combustível corporativos

Os cartões de combustível corporativos apresentam vantagens econômicas consideráveis, entre tantos outros benefícios interessantes.

Avanço de despesas para colaboradores e empresa

A principal vantagem econômica dos cartões de combustível é o fato dele permitirem um avanço de despesas com combustível e a manutenção do veículo, tanto para o colaborador-condutor quanto para a empresa.
Na prática, o colaborador não precisa pagar do seu bolso as despesas com combustível e ser reembolsado depois, basta que ele pague as despesas com o cartão.
E caso a empresa tenha um contrato de pagamento por fatura mensal e não pré-pago, a empresa também não precisa avançar o caixa para pagar as despesas. Isto é um grande benefício para o fluxo de caixa da empresa, principalmente se sua frota for grande.
Entretanto, é importante notar que algumas bandeiras de cartões de combustível solicitam uma caução de garantia.

Economias nos preços dos combustíveis

É possível que o preço do litro do combustível seja negociado em contrato, e isso proporciona grande transparência nas despesas.
Porém, o cartão de combustível também pode proporcionar descontos nos preços dos combustíveis na bomba.
Algumas bandeiras concedem descontos na fatura, o que faz o preço ser alguns centavos mais barato do que o preço na bomba.
Essa vantagem pode parecer irrisória se comparada ao preço por litro de combustível, porém pode representar uma economia de centenas ou milhares de reais por mês para uma empresa com uma frota importante e com grandes trajetos frequentes.

Economias nas despesas de gestão administrativas e contábeis

Por fim, no que tange ao aspecto financeiro, a principal vantagem dos cartões de combustível corporativos, é a facilidade na gestão administrativa das despesas de combustível da frota, o que permite realizar uma economia real e considerável em termos de despesas administrativas e contábeis.
Estima-se que esse sistema permite ganhar um dia útil de trabalho administrativo e contábil por mês para um empresa com cinquenta veículos.

Sem contar que o valor da anuidade dos cartões de combustível são muito baixos por mês e por cartão.
Compare agora mesmo as propostas de diversos prestadores de serviços, através do formulário gratuito de solicitação de orçamento de cartão combustível!