CARTÃO COMBUSTÍVELSimplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
CARTÃO COMBUSTÍVEL
Simplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
Aproveite inúmeras vantagens
Uma única fatura com detalhes das transações
Soluções de gestão da frota
Sem avanços de tesouraria
Acompanhamento em tempo real pelo portal
Válido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil
 Aproveite inúmeras vantagens Uma única fatura  com detalhes das transaçõesSoluções de gestão da frotaSem avanços de tesourariaAcompanhamento em tempo real pelo portalVálido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil

Preços dos cartões de combustível em 2022

Tempo de leitura: 5 min

Os cartões de combustível vêm crescendo nos últimos anos devido à sua tentadora proposta de redução dos custos da gestão da frota graças à implantação da fatura única, de plataformas de gestão online e de tarifas preferenciais. Todas essas vantagens são acessíveis com uma tarifa razoável por cartão.

Porém, qual é o valor real, incluindo todas as taxas dos cartões de combustível corporativos? A economia com o preço do combustível é realmente importante? Como comparar os cartões de combustível do ponto de vista financeiro?

Nosso guia desvenda os principais custos de aquisição e utilização dos principais cartões de combustível do mercado brasileiro.

Cartões de combustível, um serviço estratégico para as empresas

Cada vez mais vemos empresas aderindo ao serviço dos cartões de combustível, e isto se deve às vantagens obtidas em termos de gestão das despesas com combustível. Porém, esta não é a única vantagem.

Gestão da frota simplificada resulta em economias globais

 Quanto maior for o número de colaboradores que efetuam deslocamentos profissionais, maior será a quantidade de notinhas, de pedidos de reembolso e de prestações de contas de viagens. O que aumenta consideravelmente o trabalho do departamento financeiro da empresa.

A primeira vantagem que os cartões de combustível proporcionam é uma considerável simplificação desta carga administrativa, através de uma fatura única para todos os cartões da empresa e um relatório completo de todas as transações. Por si só, essa simplificação de gestão gera economias em termos de horas ou dias de trabalho administrativo.

Porém, os serviços dos cartões de combustível se tornaram estratégicos, graças ao melhor controle das despesas realizadas com combustível. Com um cartão de combustível, as fraudes são praticamente impossíveis. O que também representa um ganho econômico, direto e indireto, visto que a eliminação das fraudes, elimina também o risco de controles fiscais e multas.

Além disso, com as plataformas e suas ferramentas de gestão da frota, o consumo de cada veículo é otimizado, o que permite realizar economias na fatura global da empresa com combustível.

Vantagens práticas dos serviços propostos pelos cartões de combustível

Antes mesmo de representarem uma vantagem econômica, os cartões de combustível também possuem uma série de vantagens práticas para a empresa e o colaborador usuário do cartão.

A primeira vantagem é o fato de o condutor não precisar mais fazer avanços de viagens para pagar as despesas com combustível.

Porém, os serviços propostos pelos cartões de combustível vão além, e praticamente todas as despesas da viagem podem ser pagas com o cartão, como por exemplo:

  • Despesas com combustível;
  • Despesas com estacionamento;
  • Despesas com pedágios;
  • Despesas com manutenção do veículo (troca de óleo, limpeza, troca de peças disponíveis nas lojas de conveniência dos postos etc).

Este último item é particularmente inquietante para os gestores das frotas de veículos. Muitas empresas veem as despesas com a gestão da frota como uma questão estratégica.  Observamos então a aparição de muitas locadoras de veículos de longa duração propondo os serviços de cartões de combustível, para suprir necessidades do mercado. A supervisão centralizada das despesas com a frota, manutenção e combustível tornou-se possível.

Tarifas e custos reais dos cartões de combustível corporativos

A tarifa dos cartões de combustível compensa todas as vantagens? A tarifa final do cartão de combustível é na verdade composta de uma série de outras tarifas.  Além das tarifas, é necessário considerar todos os custos ligados à utilização dos cartões de combustível para avaliar sua real eficácia econômica.

Como o preço dos cartões de combustível é composto

Além do valor do combustível, outro preço evidenciado pelas bandeiras emissoras de cartão de combustível, é o preço da anuidade.

A anuidade é geralmente paga em prestações mensais de valor quase irrisório.

Além da anuidade, deve ser calculada a taxa de gestão, que dependendo da bandeira emissora, pode ser fixa ou um percentual das despesas efetuadas no mês.

Para as soluções pós-pagas, ou seja quando uma fatura é enviada para a empresa, alguns fornecedores solicitam uma caução, que geralmente corresponde ao valor de um ou dois meses de consumo médio.

Alguns fornecedores também cobram uma “taxa de emissão de fatura única” que pode ser similar ao valor da mensalidade.

Por fim, também pode ser solicitada uma taxa de emissão por cartão, que será cobrada na primeira fatura.

E afinal, qual será o preço do combustível? Com os cartões de combustível, é possível se beneficiar de tarifas preferenciais. As reduções podem ser de apenas alguns milésimos de centavos. Ou caso a empresa possua uma grande frota, é possível negociar descontos, ou obter uma tarifa fixa nacional em qualquer posto conveniado, ou ainda a garantia de menor preço entre a tarifa negociada e o valor na bomba, o que for mais vantajoso.

Os custos do cartão combustível para sua empresa

Além desses valores, os cartões de combustível podem conter uma série de custos para a empresa:

A opção tag de pedágio corresponde a um serviço adicional, proposto por um parceiro;

A taxa de gestão desse serviço deve ser paga além do valor do pedágio e estacionamento;

Caso a empresa opte por cartões pré-pagos, a caução não será solicitada. Em caso de pagamento mediante fatura, pode haver a caução obrigatória, mas a empresa se beneficia em termos fluxo de caixa.

O principal custo oculto dos cartões de combustível, refere-se ao tamanho da rede de postos de abastecimento conveniados. Caso um condutor precise fazer um desvio enorme para encontrar um posto que aceita o cartão, as economias realizadas em termos de descontos e tarifas negociadas, são anuladas pelo trajeto extra percorrido.

Os preços dos cartões dos principais fornecedores

A maioria dos custos evocados não são claramente apresentados pelas bandeiras emissoras. Além disso, cada emissora pode ter valores e formas de faturação diferentes, portanto é indispensável efetuar um pedido de orçamento online para os cartões de combustível. Ferramentas como Companeo podem lhe ajudar nesta tarefa e deixá-la extremamente simples. Você recebera diversos orçamentos claros e objetivos com a informação de todas as taxas e custos dos principais cartões do mercado.

Nome do cartão Quantidade de postos conveniados Bandeiras credenciadas
Cartão Petrobras / CTF BR + de 7.800 postos BR
Cartão Shell Santander - Expers Frota - Wex Frete + de 6.000 postos Shell
Cartão Ipiranga Max Frota + de 5.000 postos Ipiranga
Sodexo Combustível Pass e Cartão Wizeo + de 10 mil postos BR, Shell, Ipiranga, entre outros
Cartão Ticket Car Edenred + de 19 mil postos BR, Shell, Ipiranga, entre outros
Cartão Alelo Frota + de 21 mil postos BR, Shell, Ipiranga, entre outros
Cartão UP Frota + de 10 mil postos BR, Shell, Ipiranga, entre outros