CARTÃO COMBUSTÍVELSimplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
CARTÃO COMBUSTÍVEL
Simplifique sua contabilidade sem as notinhas e os avanços de viagens
Aproveite inúmeras vantagens
Uma única fatura com detalhes das transações
Soluções de gestão da frota
Sem avanços de tesouraria
Acompanhamento em tempo real pelo portal
Válido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil
 Aproveite inúmeras vantagens Uma única fatura  com detalhes das transaçõesSoluções de gestão da frotaSem avanços de tesourariaAcompanhamento em tempo real pelo portalVálido em milhares de postos de combustível em todo o Brasil

Cartões de combustível

O cartão combustível encontrou um franco sucesso nos últimos anos junto às empresas brasileiras. Em um mercado cada vez mais atrativo, a quantidade de bandeiras que disponibilizam esse serviço é grande, e com certeza ainda não parou de crescer. Para se destacar da concorrência, esses fornecedores propõem ofertas cada vez mais completas e interessantes em termos de serviços. Porém, neste mercado em plena transformação, o fato é que as empresas possuem à sua disposição cartões combustível com muitas vantagens, mas enfrentam a dificuldade de escolher entre inúmeras propostas de fornecedores diferentes.

O que é um cartão combustível em 2021? Como funciona esse tipo de cartão? Quais são os diferentes fornecedores de cartão combustível no Brasil e como escolher entre eles? Quais são as tarifas de um serviço de cartão combustível?

Nosso guia responde à todas essas perguntas essenciais para escolher bem um produto cada vez mais estratégico para todas as empresas.

Fundamentos e utilização do cartão combustível

Os cartões de combustível são métodos de pagamento destinados especificamente para certas despesas ligadas ao deslocamento a trabalho de profissionais, como despesas com abastecimento, entre outros. Sua utilização é das mais simples, pois seu objetivo é reduzir os procedimentos administrativos ligados a esses deslocamentos profissionais, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores-condutores.

Cartão combustível: o que é?

O cartão combustível é um método de pagamento (pré-pago ou pós-pago), que os colaboradores de uma empresa utilizam para pagar as despesas ligadas aos seus deslocamentos profissionais.

O serviço abrange todos os tipos de veículos: de passeio, furgões, caminhões pequenos sem reboque e veículos pesados.

Os cartões são feitos no nome da empresa e podem ser associados a um veículo ou ao condutor. Nas redes autorizadas onde o cartão é aceito, ele pode ser usado para pagar diversos produtos e serviços como o combustível, mas também a limpeza do veículo e alguns produtos de manutenção.

Alguns cartões também podem incluir o pagamento de despesas de deslocamento como o estacionamento ou os pedágios.

O objetivo do cartão combustível é simplificar a gestão da frota da empresa e das despesas com abastecimento. Com o cartão combustível, os colaboradores não precisam solicitar um avanço de viagem ou usar fundos próprios para cobrir seus gastos ligados ao deslocamento profissional, assim como uma fatura única é enviada para a empresa, reunindo todas as despesas efetuadas.

Como usar o cartão combustível no dia a dia

O funcionamento do cartão combustível foi feito para simplificar o máximo possível o cotidiano do seu beneficiário.

A cada transação, o beneficiário pode utilizar o cartão para pagar as despesas com combustível ou outros serviços autorizados. Muitos cartões oferecem o serviço de tag de pedágio expresso e o condutor pode pagar pedágios e estacionamentos sem passar nas cabines de pagamento. Para o combustível, alguns cartões funcionam apenas nas redes de abastecimento parceiras.

Dependendo do cartão combustível solicitado, será necessário indicar o número de identificação do veículo e geralmente, a quilometragem antes de realizar a transação. Se o cartão for do tipo banda magnética, o condutor deverá assinar um recibo. Caso seja um cartão com chip, será necessário digitar a senha atrelada ao cartão.

No que tange à pessoa que gerencia a frota, o funcionamento pode variar de acordo com um cartão pré-pago ou pós-pago. No primeiro caso é preciso creditar um valor ao cartão conforme a necessidade de saldo. No segundo caso, os pagamentos são feitos mediante fatura enviada para a empresa e as despesas são avançadas tanto para o colaborador quanto para a empresa. Nos dois casos, a pessoa responsável pela gestão da frota deve determinar alguns critérios para a utilização adequada do cartão combustível.

Portanto, sua utilização pode ser limitada de acordo com:

- Determinados tipos de combustível;

- Determinados tipos de produtos e serviços para os cartões com serviços adicionais inclusos;

Dias específicos de uso na semana;

Horas específicas de uso na semana;

- Determinado valor por transação;

- Determinadas zonas geográficas;

- Determinada quantidade de litros de combustível por transação.

Esses limites podem ser automáticos, impedindo o pagamento se um critério não for respeitado, ou podem ter caráter informativo, através do envio de alertas à pessoa responsável pela gestão da frota.

Para instaurar esses dispositivos de controle de consumo, os aderentes do cartão combustível geralmente possuem acesso à uma plataforma de gestão online.

Os diferentes fornecedores de cartão combustível

Os grandes grupos petrolíferos não são mais os únicos a disponibilizarem um serviço de cartão combustível. Bandeiras de cartão de crédito e prestadores de serviços e benefícios para empresas também entraram nesse mercado.

Os grandes grupos petrolíferos

Os grandes grupos petrolíferos foram os primeiros a criarem os serviços de cartão combustível.

Possuindo uma grande rede de distribuição, isso lhes permitiu criar cartões de combustível aceitos em todo território nacional. Serviços como tag de pedágio e estacionamento são fornecidos por empresas parceiras conveniadas.

Uma das grandes mudanças recentemente propostas pelos grupos petrolíferos foi o lançamento de cartões de combustível multi marcas. Os diversos concorrentes decidiram compartilhar serviços com o objetivo de aumentar a quantidade de postos de abastecimento disponíveis aos titulares dos cartões.

As principais redes de abastecimento são:

-  O cartão Ipiranga;

-  O cartão Petrobras;

-  O cartão Shell.

Empresas especializadas em gestão de benefícios

As empresas especializadas em gestão de benefícios também começaram a prestar serviços neste mercado dos cartões de combustível. Essas empresas não possuem redes de abastecimento próprias, mas devido aos acordos feitos com as redes de postos de combustível, elas conseguiram abraçar uma boa parte do mercado.

Os principais cartões de combustível das empresas de gestão de benefícios são:

- Alelo Frota, cartão da Alelo;

- Ticket Fleet, cartão combustível Edenred;

- Combustível Pass, cartão combustível Sodexo.

Vantagens diferentes a cada fornecedor

As vantagens básicas dos cartões de combustível são geralmente as mesmas entre os diversos fornecedores, porém cada concorrente desenvolve continuamente outros benefícios para se destacarem. Identificar adequadamente essas vantagens  é uma das condições para escolher o cartão combustível que melhor responde às necessidades da empresa, assim como entender sua política de tarifária.

Vantagens de um cartão combustível básico

Os cartões combustível apresentam vantagens de ordem prática e econômicas.

No que tange às vantagens práticas, as mais importantes são as seguintes:

- O simples fato de que a empresa e o colaborador-condutor, usando um cartão pós-pago, não precisam mais fazer avanços de viagens para efetuar seus deslocamentos;

- O envio à pessoa gestora da frota de uma fatura única, clara,detalhada, contendo todas as transações dos cartões utilizados pela empresa, ao invés de diversas notinhas como justificativa das transações;

- Apresentação de um cálculo preciso, exato das transações realizadas;

- O estabelecimento de parâmetros das despesas profissionais, conforme detalhado anteriormente;

- A diminuição de riscos de fraudes ligadas às despesas corporativas com este dispositivo;

- As ferramentas de análises e relatórios sobre as despesas efetuadas;

- Os serviços inclusos no cartão, principalmente os serviços de pedágio, estacionamento, entre outros.

Com relação às vantagens econômicas, podemos citar:

- A diminuição do risco de fraudes é uma fonte de economias;

- O ganho de tempo de gestão administrativa e contábil em relação ao sistema clássico de lançamento de notinhas, muito mais fastidioso e que consome muito tempo;

- Os cartões permitem uma melhor gestão do combustível consumido através das ferramentas de monitoramento, análises e relatórios que podem ser implementados;

- Por fim, algumas bandeiras oferecem descontos do preço na bomba ou cashback aos titulares dos cartões.

Como escolher um cartão combustível dentre as diversas ofertas disponíveis no mercado

Todas essas vantagens não estão presentes em todos os cartões disponíveis no mercado, o que por si só já caracteriza um primeiro critério de escolha.

Portanto:

- As ferramentas de análise e relatórios não são muito elaboradas em todos os fornecedores: alguns não propõem faturas detalhadas, outros não possuem ferramentas online de gestão da frota em tempo real;

- Os serviços parceiros ao cartão não são todos os mesmos: limpeza dos veículos, serviços e produtos nas lojas de conveniência (ou ausência das lojas de conveniência na rede franqueada), pagamento de pedágios e estacionamentos não são possíveis com todos os cartões;

- O estabelecimento de parâmetros de uso dos cartões pode ser de um grau de detalhe maior ou menor;

- Os descontos no valor do combustível ou cashback variam de acordo com o fornecedor (quando é proposto), o valor e o modo de cálculo.  Alguns propõem um reembolso fixo de alguns centavos por litro de combustível, outros propõem reembolso negociado previamente proporcional ao volume médio consumido mensalmente, outros possuem tarifas negociadas para todo território nacional em todos os postos conveniados.

Mas o principal elemento de diferenciação entre os diferentes cartões no mercado, é a importância da rede de abastecimento conveniada, que pode variar entre apenas alguns postos no estado, na região ou em todo o país. Atenção, além da quantidade de postos de combustível, outro fator importante é levar em consideração a proximidade dos postos das principais rotas utilizadas pela empresa e seus colaboradores.

Qual o valor do cartão combustível?

Evidentemente o preço de um cartão combustível também faz parte de um dos principais critérios de seleção.

A maioria dos operadores informam claramente apenas o valor da anuidade ou mensalidade. Porém, é necessário considerar outras despesas. Conhecer a natureza das diversas tarifas embutidas é tão importante quanto o valor total.

Segue abaixo um resumo das tarifas que algumas bandeiras de cartão combustível cobram:

Tipos de tarifas

Como são cobradas - observações

Serviços básicos

Emissão do cartão

Tarifa fixa, paga uma única vez no momento da solicitação do cartão.

Taxa de inscrição

Mensalidade ou anuidade, geralmente é a principal tarifa comunicada. Com frequência a primeira anuidade é grátis e em seguida, as mensalidades possuem valores baixos.  A tarifa pode ser diferenciada para frotas com caminhões com reboque.

Preço dos combustíveis

Preço na bomba, preço negociado ou preço com desconto.

Taxas de gestão

Geralmente corresponde a um percentual do valor total das transações mensais.

Taxa da fatura

Alguns fornecedores cobram tarifas para emissão de faturas, a cada emissão efetuada.

Solicitação de segunda via

Taxa cobrada para fazer nova emissão do cartão após roubo ou perda.

Renovação do cartão

Taxas fixas

Serviços opcionais

Tag de pedágios e estacionamentos

Geralmente o tag expresso cobre tanto pedágios quanto estacionamentos, o valor mensal varia entre R$10,00 a R$50,00.

Taxas de gestão de tag de pedágios e estacionamentos

Percentual do valor gasto em pedágios e estacionamento.

Solicitação de segunda via de tag

Geralmente o valor da taxa da segunda via do tag é superior ao valor da segunda via de um cartão combustível.

Serviços de lavagem e limpeza

Serviço cobrado por anuidade ou mensalidade, geralmente menos de cinco reais por mês.

Para ter a certeza de escolher a bandeira mais adequada para sua empresa, o ideal é fazer diversas solicitações de orçamentos de cartão combustível. Rápido, gratuito e sem obrigação de compra, o serviço proposto por Companeo permite que você compare até 4 propostas e escolha aquela que atenda às suas necessidades.